www.geroi.com.br

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ROTARY NA INTERNET - BRASIL



USO DO MICROFONE NUMA WEBINAR

 

Conheça os muitos tipos de microfone e escolha aquele que seja mais apropriado para a sua necessidade.

São muitas e variadas as necessidade de se captar a voz e o dispositivo que faz isso é o microfone e a forma e o funcionamento do microfone procura potencializar ou amortecer e até eliminar certos sons indesejados como ruído dos veículos que passam na rua.

Além disso, sendo um dispositivo eletrônico, o microfone precisa estar conectado com o aparelho que faz o controle de volume (mais alto ou mais baixo) e o controle da tonalidade (mais agudo ou mais grave), no caso presente, um celular, um notebook ou desktop.

Veja algumas situações como palestra, aula, palco, noticiário, telemarketing, videoconferência, entrevista na rua, voo de helicóptero e entrevista em estúdio.

Cada uma dessas situações requer determinado tipo de microfone, uma forma de prendê-lo e algum dispositivo que possa abafar e filtrar os ruídos indesejáveis.

Vamos ver, separadamente, cada fator que influencia na qualidade do áudio captado e transmitido por um microfone.

 

1- ÁREA DE CAPTAÇÃO DO MICROFONE

Todo microfone tem uma área de captação. Alguns captam todo e qualquer som que chegue nele não importando se ele é produzido perto ou longe, outros somente para som produzido na frente e bem próximo e outros com amplitude lateral para pegar vários cantores cantando lado a lado ao mesmo tempo.

2- TIPOS DE MICROFONES

Alguns aparelhos, como o telefone celular, o tablet e o notebook, costumam trazer um microfone embutido.

Obviamente, este microfone é do tipo que capta tudo, não importando se a pessoa fala de perto ou de longe e, portanto, não é adequado para uma conversa ou participação em uma videoconferência onde você vai dar um depoimento.

2.1- MICROFONE EMBUTIDO

No telefone celular, o microfone está montado no interior de um minúsculo furo, que pode estar localizado em qualquer lado do aparelho.

Sendo do tipo omnidirecional ele vai captar tudo inclusive o latido do cachorro que está lá longe no quintal, ou o ruído das panelas lá na cozinha. Tem um circuito eletrônico que aumenta, automaticamente, sons muito baixos como alguém falando de longe.

CUIDADO:

O som é convertido em pulsos elétricos e a intensidade desses pulsos é proporcional ao volume captado. Então, quando o volume é alto o circuito elétrico diminui a intensidade e quando o som é muito alto, a corrente elétrica gerada pode danificar o circuito eletrônico então o som é cortado.
É por esta razão que pessoas que costumam falar alto tem a sua fala cortada e é de difícil compreensão para quem ouve.

2.2- MICROFONE EXTERNO

Encontramos, no comércio, uma variedade muito grande de microfones.

O microfone integrado ao fone de ouvido é montado no interior daquele minúsculo furo e é dotado do mesmo circuito dos microfones embutidos de celulares e, portanto, tem os mesmos problemas, isto é, costuma CORTAR A FALA.

O microfone de mesa é, em geral, unidirecional, isto é, capta somente o som oriundo da direção bem em frente e tem a vantagem de não captar sons que venham da lateral. Assim, se durante a sua fala alguém do lado te dirigir a palavra esta não será captada pelo microfone e, portanto, não vai atrapalhar a conversa com o ouvinte.

O microfone com amortecedor é muito bom pois vibrações e trepidações como o rolar de uma caneta sobre a mesa ou o som produzido pelo copo colocado na mesa não são captados.

3- PROTETOR DE MICROFONE

Vento passando pelo microfone e até a voz, quando carregada de “vento”, produzem chiados que alteram a voz. Para evitar esses chiados há protetores de vento que podem ser de espuma ou de outros materiais que abafam o vento.

4- ONDE CONECTAR O MICROFONE:

O local, a tomada, para conectar o microfone varia de aparelho para aparelho. Veja no Manual do Usuário, o local certo para fazer a ligação.

CUIDADO:

Há tomadas que é só para o microfone e há tomadas para o microfone e, na mesma tomada, saída para os fones de ouvido - Tomada Conjugada:

Você diferencia uma tomada da outra pelo ícone (figura):

CUIDADO:

Embora haja um padrão universal, você pode encontrar conectores de outros padrões.

Nos desttop a tomada para o microfone pode estar localizada no painel frontal ou na traseira. Veja no Manual do Usuário o local e a especificação das entradas para microfone:

A entrada para microfone é indicada pelo símbolo do microfone ou por uma borda na cor vermelha ou rosa.

5- TIPO DE CONECTOR:

O microfone vem com um cabo que tem na ponta um conector para ligar no computador. Pode ser o conector P3 ou o conector USB.

Infelizmente, existe uma variedade muito grande de tipos de conectores para microfone. Vejamos os mais comuns.

Às vezes, quando cabo é curto, podemos usar a extensão USB, que vem com um conector USB MACHO de um lado e um conector USB FÊMEA do outro.

 

Os conectores USB sempre se conectam MACHO COM FÊMEA, mas podemos encontrar situações com dois machos ou duas fêmeas. Então para fazer a conexão iremos necessitar de um ADAPTADOR.

Existem muitos adaptadores com combinações diferentes de conectores USB MACHO e USB FÊMEA, combinações que podem ser M-M, F-F, M-F e F-M. Há até conectores USB em L o que é muito bom para monitores ou televisores instalados na parede pois não dobram o cabo.

Veja os significados e a convenção para os diversos polos de um conector tipo P:

O conector P3, o mais completo, é o que vem junto com o microfone conjugado com fones de ouvido estéreo. Então, um polo é para o microfone e dois polos para o áudio estéreo.

Caso o cabo que vem com o microfone seja curto e não te dê mobilidade você pode “esticar” o cabo adicionando uma extensão P. Tomar o cuidado de comprar a extensão certa pois existem extensão P2, P2 estéreo e P3.

6- ADAPTADORES – CONJUGADOS

É possível fazer a conexão de conectores de padrões diferentes. Isso se faz por meio de ADAPTADORES. Veja os adaptadores mais comuns:

O Adaptador Y permite conectar um microfone P2 e um fone P2 estéreo separados num único conector P3 que será conectado diretamente no computador ou celular.

O Adaptador P2 USB permite conectar um microfone P2 e um fone P2 estéreo separados num único conector USB que será conectado diretamente no computador ou notebook.

Caso seja necessário, existe adaptador conjugado com cabo.

7 - MICROFONIA

CUIDADO COM A MICROFONIA

Microfonia é quando o som que sai do altofalante entra no microfone e sai de novo no altofalante e daí entra de novo no microfone e fica nesse sai-entra-sai-entra contínuo e muitas vezes de forma galopante, isto é, aumentando cada vez mais, passando a emitir um chiado estridente e alto.

Condição ideal é o emprego de fones de ouvido (o fone, não o auricular) pois o som não é espalhado pelo ar, conjugado com microfone com protetor de vento.

8 - REVERBERAÇÃO

CUIDADO COM A REVERBERAÇÃO

Reverberação é o fenômeno acústico em que um som solto no ar bate e reflete em componentes duros como parede, piso e teto revestido com argamassa de cimento, de gerro, cerâmica, vidro e espelho.

 

Pelo fato do som refletido percorrer uma distância ligeiramente maior que o som direto, causa nas pessoas um desconforto irritante pois se ouve um som seguido do outro, não sendo nítido e perdendo a clareza.

Resolve-se ou diminui-se a ocorrência da reverberação materiais moles como tecidos, panos, cortinas de tecido, tapetes, capachos, cortiça e alguns tipos de madeira. Contribui também vasos com plantas com folhagens.

 

 


 

VOCÊ AINDA ENCONTRA DIFICULDADES EM ENTRAR E CONVERSAR NUMA REUNIÃO VIRTUAL? VEJA OUTRAS DICAS:

1- Como entrar numa WEBINAR
ou numa Reunião Virtual

 
2- Posso me apresentar deitado no sofá?
3- Como colocar uma imagem de fundo?
4- Quais são as proporções ideais
da imagem de fundo?


RMW\GEROI\Webinar-Microfone.htm em 08/10/2020, atualizado em 09/11/2020.