Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:

logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

Alberto Bittencourt

 fotalbertobittencourt.jpg (2015 bytes)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E POLÍTICA

14/08/2006

 

 

Aos companheiros do GEROI. 

Rendo minha homenagem aos companheiros Roberto Carlos Monteiro, do qual tive a honra de receber  a apostila anexa, ao companheiro  Roberto Watanabe, pelo fantástico trabalho de reunir na página da internet: www.geroi.org.br/novorotary  de forma didática e organizada tudo o que se refere ao assunto, aos companheiros Joper Padrão, Fúlvio e a todos os demais que tanto têm contribuído para o esclarecimento e divulgação desses conceitos,  com vistas ao Rotary do Segundo Século. Muito tenho aprendido como seus ensinamentos.

Envio o artigo abaixo, na expectativa de contribuir para o debate sobre o tema.

Abraços..

Alberto Bittencourt

Governador do Centenário D-4500

Rotary Club do Recife Boa Viagem

Classif: engenharia civil

 

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E POLÍTICA

Alberto Bittencourt

A publicação de autoria do Governador 03-04 do Distrito 4750, Roberto Carlos Monteiro, intitulada “Plano de Liderança Distrital, Plano Estratégico e Plano de Liderança de Clubes”, é um documento de extraordinária competência para a compreensão desses temas, ainda mal conhecidos da maioria dos rotarianos.

No capítulo II – Planejamento é definido como a racionalização do processo de tomada de decisões, desdobrado em seis etapas: 

  1. Diagnóstico - obtenção de dados e informações
  2. Política – estabelecimento dos objetivos a serem atingidos.
  3. Estratégia – definição dos caminhos a serem seguidos
  4. Programação – elaboração dos planos para viabilizar os caminhos
  5. Execução – utilização dos meios e recursos disponíveis
  6. Acompanhamento e controle – avaliação dos resultados.

Interessou-me o conceito de política. Vale dizer que mesmo detendo parcos conhecimentos em Ciências Políticas ou similares, ouso fazer algumas reflexões. 

O Plano Estratégico define política como sendo a etapa em que se estabelecem metas e objetivos. No meu entender, esta é uma definição perfeita, pois dado sua abrangência e ao mesmo tempo precisão, aplica-se à todos os níveis de atividades humanas, das mais complexas às mais simples. Quer no ambiente doméstico, profissional, no condomínio do prédio, nos clubes de Rotary, a política está sempre presente, pois vivemos e trabalhamos em função das metas que estabelecemos.

Procurei nos dicionários e verifiquei que nenhuma das definições dos diferentes tipos de políticas se aproxima desse conceito. São todas concernentes à arte de bem governar os povos, à habilidade no trato das relações humanas, etc.

Encontrei em Max Weber (1864-1920), sociólogo e economista político alemão, a expressão: “a política é o gosto do futuro”,  que é perfeitamente compatível com tudo o que já se escreveu sobre Planejamento Estratégico em Rotary.

Será que poderíamos afirmar então que o Rotary é um movimento político? Ou que o planejamento estratégico é um programa político?

Vejo uma grande diferença entre esses dois conceitos. Eu diria mesmo que planejamento estratégico é o oposto de programa político. Parece até uma contradição, mas não é. Eles se complementam. Enquanto o planejamento estratégico é dirigido ao indivíduo, no caso o rotariano, a política é voltada para os povos, para o coletivo. Enquanto um trata do momento presente, o outro do futuro.

O Planejamento Estratégico visa desenvolver líderes que liderem e não há liderança coletiva, senão individual. Liderança implica em conhecimento e sabedoria, atributos individuais. A política, por definição, é coletiva e por isso, conflituosa.

A política, como arte de bem governar é a arte de prever as necessidades futuras dos povos. O planejamento estratégico é a arte de fazer feliz o indivíduo aqui e agora. Se a política é o gosto do futuro, a felicidade é o gosto do presente.

Compreendendo esses dois conceitos, vemos que não podemos prescindir nem de um, nem de outro. Da política, para estabelecer as metas que irão transformar a sociedade em que vivemos, e do planejamento estratégico para desenvolver líderes capazes de nos conduzir unidos, com alegria e felicidade, aos ideais, às metas e objetivos do Rotary.

RMW\GEROI\abittencourt.htm em 23/07/2006, atualizado em 22/05/2007 .