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GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ROTARY NA INTERNET - BRASIL



GRAVADO ou AO VIVO

 

WEBINAR:

Você foi convidado a  fazer uma apresentação numa webinar onde estarão conectados, pela internet, muitos rotarianos ávidos em receber orientações sobre determinado tema. Falar presencialmente para uma platéia presente como numa reunião "normal" de um Rotary Club é uma coisa mas falar sozinho para uma câmera em reunião virtual é meio embaraçoso, você não está acostumado então não sabe se será bem sucedido nesse tipo de reunião.

Vejamos alguns tópicos que afetam diretamente no sucesso de uma aparesentação. Parte da apresentação pode ser pré-gravada e as facilidades da tecnologia irá disfarçar muito bem e muitos "enroscos" poderão ser evitados.

Existem vários tipos de encontro de pessoas: Reunião, Assembleia, Aula, Palestra, Painel, Seminário, Conferência. Uma mesma apresentação preparada para ser apresentada em 20 minutos pode ser apresentada da mesma maneiras, com a mesma postura indiferentemente numa Assembleia ou num Seminário? O que difere uma apresentação que foi preparada para ser apresentada num Seminário e agora você pretende apresentá-la numa Conferência?

Do site http://www.ebanataw.com.br/geroi/watanabe/TreinamentoParaAlideranca.php

Aula:

Um profissional de ensino, que domina a arte da didática com formação em pedagogia apresenta o conteúdo de determinada matéria.

Para isso precisa desenvolver o estímulo, a curiosidade e a atenção de uma plateia leiga. Se for necessário faz apelos à dramaturgia e outras técnicas pedagógicas e até circenses. As aulas de Cursinhos Preparatório de Vestibular são comandadas por verdadeiros "artistas" que fazem malabarismos, cantam recitam e inventam frases de efeito para ajudar os alunos a gravarem a matéria nas suas mentes já embotadas de tanta informação.

Durante a sua explanação, deve acompanhar e avaliar se todos os participantes estão conseguindo acompanhar e caso perceba uma desatenção ou falta de interesse ou mesmo uma incapacidade de acompanhamento de raciocínio, interrompe e intervém, repetindo parte da aula, chamando atenção com alguma frase de efeito ou contando uma historinha cheia de curiosidades.

Pode ser inserida a realização de exercícios por parte dos participantes para confirmação do entendimento daquilo que acabou de ser exposto.

O professor não precisa ser um especialista naquela matéria. Precisa sim "dominar" as técnicas de ensino e auxiliado com recursos pedagógicos conduz os alunos. Não há interatividade nas aulas, sendo as únicas interrupções pedidos de esclarecimentos feitos pelos alunos. Mesmo assim, se o professor sentir que a dúvida é particular, então, para não cansar os demais alunos ele promete conversar depois da aula.

Palestra:

Parecida com uma Aula, o Palestrante apresenta determinado Tema, com racionalidade, com um conteúdo estrategicamente planejado contendo, como em toda boa comunicação pessoal, Introdução, Conteúdo e Finalização, ou como diria um orador:  Motivação, Justificação e Peroração.

A Introdução tem por finalidade introduzir a plateia no Tema. Pode ser feita na forma de Introdução tradicional, isto é, apresentar os argumentos que caracterizam a estado dentro do qual se pretende desenvolver o tema ou pode também ser uma série de ações que “atraem” ou “motivam”, isto é, dão o motivo, as razões, para o Tema. Despertar o interesse e a atenção para o tema.

A Justificação é a apresentação da Tese, aquilo que o palestrante quer transmitir. Não é bom delongar-se nos detalhes do tema. Uma palestra sobre Hepatite não precisa detalhar cada uma das inúmeras formas da doença mas sim restringir-se aos aspectos mais importantes da prevenção e do tratamento. Quanto maior a plateia e mais variada for a composição da mesma menor deve ser o leque das situações apresentadas sobre o tema.

A Peroração é a última parte do discurso e deve resumir de forma sucinta e se possível emocionante as conclusões do discurso. Toda palestra deve terminar com um “Gran Finale” para que os praticantes “levem para casa” uma mensagem sobre a qual eles irão matutar nos dias que seguem. Em grandes plateias é difícil todos “memorizarem” os argumentos apresentados e é mais fácil e mais importante guardar ”a emoção” da palestra.

O Palestrante domina, necessariamente, as matérias relacionadas ao Tema, diferentemente do Professor que "domina" e não tem conhecimento muito detalhado.

A Palestra é voltada para Certo Público Alvo e diferentemente da aula não precisa abordar todos os aspectos do Tema. Numa palestra sobre o diabetes por exemplo, basta mencionar que existem muitos tipos e detalhar apenas um deles pois uma palestra é dada, geralmente, para leigos no Tema.

Painel:

Como o próprio nome sugere, o Painel é ideal para a apresentação e a discussão de temas de grande complexidade e que envolvam aspectos diferentes e conflitantes de um problema.

Quadro negro, placas, banners, faixas e outras ilustrações servem de “pano de fundo” lembrando, de forma contínua, os diversos aspectos ou vertentes do problema.

Havendo Debate, as participações são transcritas ou anotadas diretamente nas lacunas mostradas nas ilustrações para que todos os participantes “não se percam” nos detalhes das discussões.

Interessante intercalar um período de intervalo. Comumente denominado Coffee-Break tem como finalidade principal permitir que os participantes “descarreguem” suas “emoções” por meio da satisfação de necessidades fisiológicas ou de exteriorizar suas indignações pessoais a outro participante. Nesse ínterim, o organizador do Painel agrupa as perguntas similares e coloca uma ordem para que na segunda parte o painelista possa responder a todas as perguntas numa sequencia lógica.

Painéis aproveitam a experiência e conhecimentos de seus integrantes, os quais acrescentam pontos de vista diferentes daqueles preparados para o painel.

O painelista não precisa ser especialista no Tema. Precisa sim ter capacidade de síntese para abordar todas as matérias relacionadas com o Tema e colocar essas matérias numa sequencia lógica fácil de ser percorrida na apresentação.

Como alguns aspectos novos são levantados, nem sempre a seção do painel esgota o assunto, requerendo ações posteriores de levantamento. Uma vez agrupados numa sequencia lógica, pode ser convocado novo Painel ou se os dados levantados já forem suficientes para uma discussão e escolha de alternativas, deve-se convocar um Brainstorming.

Seminário:

Conceitualmente, o Seminário é a verdadeira "reunião" pois promove um novo encontro (re-união) de pessoas que já estiveram unidas em torno de um Tema e que por necessidade de aprofundamento dedicaram um certo tempo ao estudo, ao levantamento, à pesquisa e agora, melhor municiadas, podem, cada seminarista, fazer a apresentação das novas informações coletadas no âmbito da tarefa ou assunto a ele designado.

A interatividade é imprescindível - todos, em suas respectivas ordens, devem falar.

Brainstorming ou Fórum:

Traduzido como  Tempestade Cerebral, é uma ação coordenada e controlada onde ocorrem a descarga, aparentemente aleatória, de “todos” os envolvidos que se manifestam sobre um determinado Tema específico.

Os participantes contribuem com ideias, depoimentos e testemunhos em resposta a determinadas afirmações, muitas vezes contraditória e inaceitáveis. Os debates são, geralmente, acalorados.

O Coordenador deve ser rotariano experiente, perspicaz, astuto e que acompanhando as diversas falas faz novas colocações acirrando mais ou abrandando as emoções das discussões.

Importante é não perder as estribeiras.

A gente nota até no comportamento de animais domésticos que quando eles ficam sob “forte emoção”, isto é, alegria quando o dono chega em casa ou quando repreendidos com veemência alguns “fazem xixi” outros exteriorizam a emoção “latindo muito”.

Bem ao contrário de um Seminário, onde cada um tem a sua vez e na sua vez faz colocações pausadas, no Brainstorming todos falam ao mesmo tempo e, como num bom jogo de Truco, até “sobem na mesa” levados pela emoção do calor das discussões.

O Coordenador age como MODERADOR e procura dar oportunidade a todas as vertentes do Tema para que as conclusões do Fórum não sejam tendenciosas num ou noutro sentido.

Assembléia

A Assembleia é momento de decisão.

As várias matérias que não obtiveram consenso nos fóruns são apresentadas na forma de ALTERNATIVAS e, estrategicamente, se escolhe sempre apenas DUAS alternativas para evitar de gerar mais confusão. Por meio de votação (podendo ser voto individual ou até por aclamação) as alternativas são escolhidas e registradas na forma de ATA. Dependendo do uso da ATA a mesma pode ser registrada em Cartório de Registro de Documentos.

No Rotary organiza-se Assembleias Distritais onde são apresentados os Temas Decididos como o Lema da Gestão, as Ênfases Presidenciais e as Metas Distritais. Parte importante das decisões de uma Assembleia são as Metas (geralmente números) e os Prazos (geralmente datas) que todos "prometem" alcançar ou ao menos "não medir esforços" para alcançar.

Na Assembleia Distrital, cada clube apresenta a meta/prazo e promete, por exemplo, fundar X novos clubes, empossar X novos companheiros, arrecadar X reais para a Fundação Rotária mais os itens das Enfases Presidenciais e Metas Distritais.

Conferência

A Conferência é momento de CONFERIR se as Metas e Prazos acordados ou prometidos na Assembleia foram alcançados.

Cada um dos temas é apresentado, segue-se uma discussão sobre as dificuldades e também facilidades encontradas no desenvolvimento do tema.

Para organizar as discussões numa Conferência, elege-se um representante do clube, chamado DELEGADO que vai apresentar os resultados (Metas e Prazos) da gestão.

 

ESCOLHA ENTRE APRESENTAÇÃO PRESENCIAL OU GRAVADA

Em todos os tipos de eventos acima discriminados é necessária uma "boa" apresentação e essa aparesentação pode ser presencial ou gravada.

Uma boa apresentação não deve ser prolixa, sem conteúdo, sem objetividade, confusa, dados mentirosos (fake) e uma série de outros contratempos como engasgar, tossir, voz rouca que diminuem a qualidade da apresentação.

Um bom apresentador faz uma apresentação presencial impecável, objetiva, didática, com voz firme, fala fluente e bastante inteligível para todos os participantes. Ajuda ainda a boa apresentação pessoal, o porte, a postura, a vestimenta e outros fatores pessoais. Para este tipo de apresentador, tanto faz a apresentação ser presencial ou gravada pois a apresentação será sempre impecável. infelizmente não é este o caso da maioria das pessoas que são encarregadas de fazer uma apresentação.

Numa aula e numa palestra em que a platéia não intervém ou que tenha poucas intervenções, a apresentação presencial flui bem. Nestes casos a apresentação presencial pode ser, com vantagem, ser substituída por uma apresentação gravada. A apresentação gravada tem a vantagem de não conter erros, não esquecer de nenhum detalhe, não ter interrupções como tosse, beber água, etc. pois na EDIÇÃO, alguns trechos podem ser eliminados, detalhes faltantes podem ser acrescentados, partes do áudio podem ser reforçados, música de fundo podem ser adicionados para dar dramaticidade à apresentação.

Na apresentação presencial costuma ocorrer falhas imprevisíveis como o enrosco do multimidia que requer alguém para avançar ou retroceder os slides, o computador trava, ocorrem incompatibilidades entre o computador e o projetor e muitos outros detalhes técnicos como a incompatibilidade entre o Power Point em que o palestrante fez a gravação e o Power Point em que é feita a apresentação por que têm versões diferentes.

Vídeos podem ser apresentado aos participantes para enriquecer uma apresentação mas o apresentador deve tomar o cuidado de mostrar somente o aspecto relevante contido no vídeo. Para isso deve editar o vídeo extraindo somente aqueles trechos que possam enriquecer a sua apresentação. Trechos que não estão diretamente relacionados com o momento da palestra como créditos, patrocinadores, etc .devem ser excluídos.

A QUESTÃO IMPORTANTE

Independentemente do Tema ou do Apresentador, a questão mais importante numa apresentação é a sensação que os participantes levam para casa. As pessoas precisam sofrer uma transformação, evoluindo ou progredindo entre o instante que entra no recinto e o instante em que sai do recinto. A apresentação deve ser transformadora.

Lembrando o professor do cursinho preparatório para o vestibular, ele se vira, se contorse, canta, dança, inventa frases de efeito tudo isso para que o aluno se lembre da matéria. Na apresentação sobre determinado Tema, o importante é que o participante leva para casa as dicas, os recados, as rorientações e as recomendações feitas na apresentação. Não é a imagem do apresentador mas sim o que ele apresentou é que precisa ser fixado na mente das pessoas.

Por isso, o apresentador deve levar em consideração do tipo de encontro (se Painel, se Seminário, etc.) e se ater somente aos aspectos mais relevantes do tema.

A melhor estratégia para se elaborar um bom roteiro da apresentação é pensar no final, no impacto final que ficará gravado na mente dos participantes, algo como Gran Finale. Filmes como O Planeta dos Macacos apostam tudo numa única cena, a cena final, a cena que arremata todas as indagações feitas ao longo do filme. Esta é uma boa estratégia para Palestras.

Já num painel, não é interessante dramatizar. O apresentador deve abordar o tema por completo, sem tendências, apresentar todas as vertentes e mostrar as razões alegadas pelos defensores das diversas vertentes do tema. Caso sejam muitas vertentes, o apresentador pode tentar agrupar as vertentes em torno de dois, no máximo 3, grupos para que no fórum que se segue os debates possam ser polarizados em torno de 2 partidos.

 


RMW\GEROI\Webinar-gravado-aovivo.htm em 02/07/2020, atualizado em 06/07/2020.