rodadentada.JPG (26191 bytes)

<

Rotary Club de Cuiabá
Distrito 4440

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

Reuniões às segundas-feiras às 2

Hotel Mato Grosso Pálace - Rua Joaquim Murtinho, 170

R-0 12/03/2008

ESCOLA ROTARY EGD GABRIEL JULIO DE MATTOS MÜLLER DO ROTARY CLUB DE CUIABÁ

 

O Rotary Internacional desenvolve inúmeros programas e atividades com o objetivo de tornar-se sempre atual e manter os princípios da ética e da prestação de serviços, que o caracteriza como organização centenária. Dentre estas, é a de constantemente aprimorar as formas de conhecimento e estudo da sua filosofia e das normas que as operacionalizam.

 

Ao conhecer práticas que buscam esse aprimoramento, encontramos o exemplo da Escola Rotary do Distrito 4540. Tomamos sua pesquisa e conhecimento do tema, para apresentar ao Rotary Club de Cuiabá uma proposta de implantação de programa similar ao desenvolvido e coordenado pela companheira Erica Yoshimo Muniz, do Rotary Club de Ibitiúva, de Bebedouro, São Paulo.

 

De acordo com sua pesquisa, a primeira Escola Rotary – STAR surgiu em 1976, no RC de El Passo, no Estado americano do Texas. Desde então, tem-se mostrado um valioso instrumento não só  para a informação rotária, mas também para o fortalecimento do companheirismo e, principalmente, no treinamento e capacitação de rotarianos. Isso tem ajudado sobremaneira o DQS (Desenvolvimento do Quadro Social), especialmente no que tange a manutenção dos sócios nos Rotary Clubs, pois conhecendo sua Organização, os rotarianos entendem seu papel e sua importância para as Ações Rotárias junto a estes Clubes, ao Rotary Internacional e à Fundação Rotária.

 

A 5ª Meta do Plano Estratégico do RI: “Melhorar a capacitação e treinamento em todos os níveis”, mostra a preocupação de Rotary com a permanente formação de seus quadros. Pesquisas indicam que os sócios deixam seus clubes por falta de motivação, por desconhecimento, por não conhecer os projetos da nossa organização. Um bom programa de treinamento e de orientação pode contribuir muito para a retenção de sócios, daí a recomendação do RI em instituir a Escola Rotary para que a doutrina de Rotary seja absorvida, entendida e principalmente praticada na forma de Ações  Rotárias.

 

A sustentação de um Clube Eficaz como recomenda Rotary, pode por meio da Escola Rotary contribuir nos quatro pilares, a saber:

1 - Manter estável e/ ou aumentar o quadro social: o treinamento quando aberto ao público pode contribuir para melhor conhecimento sobre Rotary, pois estará divulgando sua filosofia aos não rotarianos trazendo-os para nossa organização. Para a manutenção dos sócios o treinamento enriquece e estimula a participação.

 

2 - Implementar projetos nas comunidades locais e em outros países: espera-se com o treinamento capacitar os companheiros na elaboração de projetos e sua operacionalização.

 

3 - Apoiar a Fundação Rotária: conhecendo melhor os programas da Fundação Rotária espera-se maior engajamento e contribuição dos sócios.

 

4 - Formar líderes: tornar o sócio um líder competente e eficaz, além do âmbito do clube, também é um objetivo da Escola Rotary que se preocupa com a evolução do nível de conhecimento e de experiência de seus membros.

 

Temos que considerar, também, que, anualmente, um novo grupo de novos sócios ingressa em Rotary e por isso o programa pode, ou melhor, deve ser repetido continuamente. Além de ser um veículo de informação rotária para os novos, também promove o companheirismo com os rotarianos mais experientes.

 

Vários são os modelos de Escola Rotary, criadas e espalhadas pelo mundo, contudo, pensamos que ela não deve ater-se ùnicamente aos aspectos de conteúdo e de cargos, mas sim, se preocupar com a evolução do nível de conhecimento e de experiência  dos participantes.

 

Tendo ainda como referência a Escola Rotary do Distrito 4540, acompanhamos sua metodologia na organização do currículo do curso, dividindo-o em quatro  módulos específicos:

 

Módulo 1 - Informação Rotária

Módulo 2 – Cargos do Clube

Módulo 3 – Comissões e Projetos

Módulo 4 – Liderança

 

O conteúdo a ser desenvolvido nos módulos objetiva a preparação dos companheiros para exercerem cargos em seus clubes. Objetiva também fomentar o companheirismo e o conhecimento dos projetos estruturados do Rotary International e da Fundação Rotária, além de buscar o crescimento pessoal e profissional de todos os nossos sócios.

As “aulas” na verdade serão compostas de parte teórica e de debates entre os participantes e os facilitadores, com duração de no máximo duas horas. Os temas serão previamente propostos e, durante as aulas serão estudados, discutidos e analisados em toda a sua essência. Ao final de cada módulo haverá uma avaliação de aprendizagem. O aluno deverá obter aproveitamento. Na Escola Rotary há necessidade de cumprimento de freqüência mínima de 75%. No final de todos os módulos será emitido um Certificado de Conclusão de Estudo e Treinamento Rotário, emitido pelo Clube Patrocinador, que será entregue ao aluno, pelo Governador do Distrito ou pessoa indicada por ele, preferencialmente durante a visita oficial. Com isso objetiva-se, demonstrar, a importância e a relevância do Conhecimento Rotário para o Distrito.

 

 

ESCOLA ROTARY EGD GABRIEL JULIO DE MATTOS MÜLLER

 DO ROTARY CLUB DE CUIABÁ

 

1. IDENTIFICAÇÃO

 

1. Escola Rotary EGD GABRIEL JULLIO DE MATTOS MÜLLER

  do Rotary Club de Cuiabá

 

2. OBJETIVO DO PROJETO

 

2.1. Objetivo Geral: Promover informação Rotária básica e específica em todos os níveis, bem como desenvolver o companheirismo;

2.2. Objetivos Específicos: conceitos e informações aos novos companheiros, bem como a capacitação nos diversos cargos do clube aos demais sócios, além de fomentar o companheirismo.

 

3. PRODUTOS DO PROJETO

 

3.1. Palestras;

3.2. Debates e Discussões de Temas Específicos;

3.3. Grupos de Estudo;

3.4. Apostilas;

3.5. Arquivos Áudio visuais;

3.6. Manuais;

3.7. Certificados.

 

4. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

 

4.1. O projeto possui 04 (quatro) módulos distintos e específicos:

 

4.1.1. Módulo 1 - Informação Rotária – Destinado ao público externo, bem como aos novos companheiros. Visa a informação básica do Rotary International, Fundação Rotária e Rotary Clubs.

4.1.2. Módulo 2 – Cargos do Clube – Destinado ao treinamento e capacitação dos companheiros com intuito de ajudar nas tarefas inerentes a cada cargo de diretoria:

 

4.1.2.1. Modulo 2 A – Secretaria

4.1.2.2. Módulo 2 B – Tesouraria

4.1.2.3. Módulo 2 C – Protocolo

4.1.2.4. Módulo 2 D – Presidente

 

4.1.3. Módulo 3 – Comissões e Projetos – Destinado principalmente aos novos companheiros e eventualmente a convidados e visitantes, no treinamento e capacitação na elaboração de projetos, bem como, no trabalho de integração das diversas comissões implantadas pelo PLC.

 

4.1.4. Módulo 4 – Liderança – Destinado a estimular, treinar e capacitar os companheiros no exercício da verdadeira Liderança, tornando-os Líderes Eficazes. Em Rotary, todos somos líderes em nossas profissões, contudo, nem todos estão preparados para exercê-la, por vezes precisamos desenvolver atitudes pró-ativas para o trabalho junto aos companheiros e a sociedade em que vivemos.

 

4.2. O projeto estará vinculado diretamente ao responsável pela implantação do mesmo no clube;

 

4.3. Os facilitadores serão recrutados entre os membros dos clubes e no Distrito 4440. Podem ser convidados diversos rotarianos para promover palestras para os companheiros;

 

4.4. As “aulas” na verdade serão debates entre os participantes e os facilitadores. Os temas serão previamente propostos, discutidos e analisados.

 

5. METODOLOGIA

 

5.0 - Aula Inaugural – 01 aula

5.1 - Módulo 1 – 02 aulas

5.2 - Módulo 2 – 02 aulas ( Secretaria, Presidência, Protocolo e Tesouraria)

5.3 - Módulo 3 – 02 Aulas

5.4 - Módulo 4 – 02 Aulas

 

5.5 - Atividades:

 

5.5.1 - Tema previamente definido.

5.5.2 - Explanação do tema pelo facilitador;

5.5.3 - Discussões entre os participantes e facilitadores, referente ao tema proposto;

5.5.4 - Formação do grupo de estudo e de avaliação de aprendizagem;

5.5.5 - Avaliação e elaboração de um relatório de aprendizado feito pelos próprios participantes;

5.5.6 - Avaliação e elaboração de um relatório de envolvimento e aprendizagem dos participantes, feito pelos facilitadores.

 

5.6 - Duração e Periodicidade

 

5.6.1 - Aula 1 (uma) vez ao mês, totalizando 09 aulas durante o período abril a dezembro de 2008, utilizando-se integralmente do tempo da última reunião mensal do clube.

 

5.6.2 - Duração de 1 (uma) a 2 (duas) horas de aula

 

5.7 -  Recursos Humano e Material

 

5.7.1 - Facilitadores: Preferencialmente companheiros do Clube e do Distrito.

 

5.7.2 - Apostilas: Será disponibilizado um site para que os alunos façam “download”de todas as apostilas da Escola Rotary.

 

5.8 - Custos: Impressão dos Certificados para o Clube.

        Custo de impressão das apostilas caso os companheiros as solicitem.

 

Nós só amamos plenamente aquilo que realmente conhecemos!!

 Para amar Rotary, precisamos conhecer Rotary!!! (Érika Yoshino Muniz)

 

 

 

 

Cuiabá, 12 de marcos de 2008.

 

 

 

 

Serafim Carvalho Melo

Rotary Club de Cuiabá – Distrito 4440.

Classificação: Geologia – Produção Mineral

E-mail: sermelo@terra.com.br

Fone/fax: 65 3627 27 62.

Cel. 65 99 72 09 78

 

Projeto aprovado na Assembléia Geral Extraordinária do Rotary de Club de Cuiabá, em 17 de março de 2008.