Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:

logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

Alberto Bittencourt

 fotalbertobittencourt.jpg (2015 bytes)

O ROTARY TRABALHA PELA PAZ

09/07/2007

 

O ROTARY TRABALHA PELA PAZ.

Alberto Bittencourt

(Trecho da palestra realizada em 19/05/07, na Conferência do D-4480; Catanduva, SP, sob o título “Será Utopia o Ideal Rotário da Paz Universal?”

 

Em 2005 havia 30 guerras declaradas  no mundo. O século 20, em que a  humanidade experimentou extraordinário desenvolvimento tecnológico, deixou um saldo de 108 milhões de pessoas mortas em guerras.

Paul Harris: Rotary tem por objetivo promover a amizade internacional entre povos, vinculados pelo sublime ideal de servir. Rotary, no seu crescente desenvolvimento, deseja que o seu ideal seja manifestado em todos os paises, para que reine unicamente uma camaradagem sincera, na qual muitos corações se entrelacem numa amizade pura e duradoura.

Se a paz mundial ainda não chegou, é porque os líderes mundiais ainda não se motivaram o suficiente para elevar suas consciências e trabalhar em conjunto, numa mútua cooperação pela paz. A educação, conscientização e aprimoramento dos nossos jovens pode motivá-los a cobrar das instituições e dos governos a ação que se fizer necessária para encontrar a paz.

O grande objetivo do Rotary é criar a paz, sabendo que ela é possível.

O Rotary trabalha pela paz interior, na razão de ser um instrumento de crescimento e desenvolvimento pessoal, através de seus programas educacionais.

O Rotary trabalha pela paz social, na minoração do sofrimento do próximo, na ajuda a quem precisa, nas famílias, nas comunidades e no mundo, através de seus programas humanitários.

O Rotary trabalha pela paz ambiental, em defesa do meio ambiente, na preservação dos recursos naturais.

Vamos nos unir em favor da paz, precisamos nos mobilizar a favor da paz.

Transforme as reuniões plenárias semanais de seu clube em fórum de discussão, no qual todos tenham a chance de falar no seu desejo para a paz. Que cada Rotary Club se transforme numa “Célula da Paz”, num grupo que deseja promover a paz nas ruas, nas escolas, nas comunidades. 

A paz é uma visão íntima, de cada um, invisível, oculta. No momento, é apenas uma centelha que queima em nosso peito. Em algum momento essa centelha se incendiará e juntará com outras centelhas que também se incendiarão e teremos então a grande fogueira. A fogueira da Paz Universal. O ideal rotário da Paz Universal nunca foi utopia. O sonho está prestes a se tornar realidade. Esse futuro não está longe. 

 

RMW\GEROI\abittencourt6.htm em 22/05/2007, atualizado em 09/07/2007 .