otoniel2.JPG (4750 bytes) HISTÓRIAS DE ROTARY

logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

Rotary Club de Belo Horizonte

Fundado em: Distrito

CONHECENDO MELHOR NOSSA ORGANIZAÇÃO

O MOVIMENTO ROTÁRIO NO BRASIL

Capítulo quinto

FUNDAÇÃO DO ROTARY CLUB DE

BELO HORIZONTE

A história da fundação do Rotary Club de Belo Horizonte nos remonta a uma época de grande crescimento e expansão do Rotary, que já contava, naquela ocasião, com 120 mil associados em quase 2.400 clubes.

            Belo Horizonte, prestes a completar 30 anos de fundação e sob a administração do Prefeito Cristiano Machado (1926-1929), era a imagem da modernidade para o país, com um crescente desenvolvimento no setor de construção e urbanismo, intensa e diversificada vida cultural, com permanentes acontecimentos literários, audições musicais, encenações teatrais e freqüentes exposições de artes plásticas. A cidade era noticia nos jornais do país e do mundo, atraindo por isso, ilustres visitantes com freqüência.

            Era essa a cidade já bem conhecida de Robert Shalders, radicado no Rio de Janeiro e representante da firma americana “S K F”, fabricante de mancais e rolamentos, que aqui vinha, com alguma freqüência, a negócios ou em visita ao seu cunhado, Reginald Gorham, que se mudara do Rio de Janeiro e estabelecera em Belo Horizonte com a representação dos automóveis e motores da extinta “Hudson-Essex”.

            Shalders, um entusiasta dos princípios e idéias do Rotary e que já ajudara a fundar o Rotary Club do Rio de Janeiro (1922) e organizara os clubes de São Paulo (1924) e de Santos (1927), em meados de 1927, viu na florescente cidade de Belo Horizonte e em contatos com a sua sociedade, que se reunia no Automóvel Clube de Minas Gerais, o momento propício para a criação de mais um clube rotário no país.

            Não foi difícil a Shalders, após empolgadas dissertações sobre os princípios e objetivos rotários, reunir um seleto grupo de simpatizantes e interessados em acompanhá-lo na criação do Rotary Club de Belo Horizonte. Deixou ele o seu cunhado, Gorham, ex-rotariano do Rotary Club do Rio de Janeiro, encarregado de coordenar as primeiras instruções sobre Rotary aos futuros associados do novo clube.

            Em 13 de setembro de 1927 instalou-se o quinto clube no Brasil (o quarto em antiguidade). A instalação se deu em sessão solene, realizada em jantar, na sede do Automóvel Clube de Belo Horizonte (antigo Palacete Dantas, na Praça da Liberdade). Contou com a presença, como já vimos, do primeiro Governador do Distrito 63, engenheiro Donato Gaminara, acompanhado da esposa, de alguns rotarianos paulistas e de uma embaixada de rotarianos cariocas.

            Durante o jantar o Governador do Distrito, companheiro Donato Gaminara, em tom de palestra, com exposição clara e atraente, por vezes ilustrada com a narração de fatos reveladores da utilidade pratica da instituição, explicou o alcance do ideal rotariano como elemento sem par de aproximação dos povos, de desenvolvimento da cooperação de todas as atividades humanas, de intercâmbio do espírito de altruísmo e de bondade.

            A primeira diretoria ficou assim constituída:

            Presidente      Christiano Teixeira Guimarães;

            Secretário      Reginaldo Gorham;

            Diretores        Jorge Davis;

                                   Juscelino Barbosa;

                                   Antonio Gonçalves Gravatá;

                                   Abílio Machado.

\GEROI\otoniel\mascara.htm em 03/05/2006, atualizado em 21/07/2006 .