otoniel2.JPG (4750 bytes) HISTÓRIAS DE ROTARY

logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

Rotary Club de Poços de Caldas

Fundado em: Distrito

CONHECENDO MELHOR NOSSA ORGANIZAÇÃO

NOSSA HISTÓRIA

 

O MOVIMENTO ROTÁRIO NO BRASIL

Capítulo vigésimo terceiro. 

ROTARY CLUB DE POÇOS DE CALDAS

 

            O Rotary Club de Poços de Caldas nasceu numa época difícil para o Brasil e para o mundo, pois quem viveu, viu que ainda sob os deletérios efeitos da “débâcle” da bolsa dos Estados Unidos em 1929, entramos no ano de 1930 já enublado pela revolução que levou Getulio Vargas ao poder; em 1932 tivemos a revolução chamada Constitucionalista que veio agravar ainda mais a situação, pois como Poços de Caldas está a 16 km da fronteira com São Paulo, pode-se imaginar o que significou esse conflito, pois esse Estado, tradicionalmente do bloco Café com Leite, foi sempre pólo de intercâmbio com Minas Gerais.

            Por essa época houve a construção do Palace Hotel, comparável aos melhores do mundo, e do Palace Casino, luxuosíssima casa de jogos, na época permitidos. Espalhando-se a noticia de suas águas miraculosas, clima excelente e servida por hotelaria de 1ª. qualidade, Poços de Caldas tornou-se um ponto de convergência turístico, principalmente oriundos do Rio de Janeiro.

            Segundo dados de um trabalho feito pelo ex-governador 1955-56 do Distrito 4560, companheiro Rowilson Flora, o grande difusor das virtudes e qualidades da nova estância hidro-mineral foi a empreiteira das grandes obras que estavam sendo executadas – a Engenharia Pederneiras, que tinha um escritório no Rio de Janeiro, o que facilitava a difusão dos méritos de uma nova alternativa de hidro-medicina. A essa propaganda aliava-se ainda o ar puro, gente boa e hospitaleira das Minas Gerais.

            Cariocas, paulistas e outros visitantes, de longínquos recantos do Brasil, vinham visitar Poços de Caldas e, dentre eles, muitos rotarianos, os quais influenciaram o então Prefeito, Assis Figueiredo, no sentido de apoiar a fundação de uma unidade rotária na cidade. Afirmavam os rotarianos visitantes que, com a fundação do Rotary Club de Poços de Caldas, haveria um avanço no turismo e na divulgação da cidade, visto ser o Rotary uma organização internacional.

            Contando com o entusiasmo contagiante do Prefeito, proeminentes personalidades , que representavam praticamente todas as atividades progressistas da cidade, reuniram-se na Prefeitura Municipal, na qual brotou o embrião do Rotary Club de Poços de Caldas. Reuniões se sucederam em locais variados, e devido a essas mudanças freqüentes, alguns documentos foram perdidos, mas uma das reuniões preparatórias ocorreu no dia 27 de agosto de 1933 e foi devidamente registrada pela Revista de Poços de Caldas em sua edição do dia 30 de setembro.

            Constituiu-se uma Comissão para organizar a documentação exigida por Rotary International e, também, formular os Estatutos para o futuro Clube. A partir desse momento o grupo passou a contar com a colaboração de rotarianos do Rio de Janeiro. Uma reunião festiva, ocorrida no dia 24 de fevereiro de 1934 assinalou a fundação do clube. Nesta reunião compareceu JIM ROTH.

 

O Rotary Club de Poços de Caldas foi admitido em Rotary International no dia 11 de outubro de 1934.

\GEROI\otoniel\mascara.htm em 03/05/2006, atualizado em 27/08/2006 .