www.geroi.com.br

IDENTIDADE VISUAL - Versão 21/08/2013

 

 

 

A identidade visual de uma organização é uma marca, um símbolo, um desenho que identifica, num rápido relance, aquela entidade. Todas as grandes corporações mundiais possuem suas respectivas identidades visuais e cuidam para que em todos o meios de comunicação a identidade seja sempre única e apresentada no mesmo formato e cores:

 

 

 

 

A identidade visual deve acompanhar as tendências, os padrões e as preferências do grande público. Veja como foi a evolução de uma identidade visual muito conhecida:

Como toda e qualquer organização de relevância no mundo, o Rotary International procura, sempre que é necessário, renovar a sua identidade visual. Assim, tem sido:

Recentemente, mais precisamente no dia 21 de agosto de 2013, o board do Rotary International aprovou as novas regras para apresentação da identidade visual consolidando-a no Guia de Identidade Visual, publicação #547, disponível em portugues na versão #547A-PT para download em .

A nova identidade visual é bem parecida com a anterior porém existem regras bem rígidas com relação à sua aplicação.

Nossa nova Logomarca, definida pelo RI como Marca Mãe, é a composição de uma Marca Nominativa ou logotipo, no caso ROTARY e de um Símbolo, no caso o Emblema Rotário:

 

 

 

A Marca Mãe compõe um todo com palavras e símbolos que devem ser desenhados como um conjunto único, não podendo ser dividido, separado, alterado, modificado ou juntado a outros símbolos, emblemas ou logomarcas. É por isso que não é mais válido, quando desejamos apresentar a Marca do Rotary, apresentar o emblema rotário sózinho:

 

 

 

também não vale mais a identificação do clube somente com letras como se fazia antigamente:

 

Rotary International

Distrito 4430

Rotary Club de São Paulo - Água Rasa

 

O nome do clube deve, obrigatoriamente, ser acompanhado pelo emblema rotário e vice-versa. Deste modo, as novas logomarcas seguem o seguinte padrão:

 

p/RI:

 
p/ ZONA:
p/ DISTRITO:
 


P/ CLUBE:
 
P/ ROTARACT 
P/ FUNDAÇÃO ROTÁRIA 
 

 

A nova identidade visual do Rotary International objetiva evitar a dispersão, a diluição e o enfraquecimento verificado com as variações ocorridas ao longo dos últimos anos quando surgiram versões das mais variadas formas e combinações confundindo o leitor. Veja alguns casos:

 

Toda vez que juntamos a marca do Rotary com outras marcas, símbolos e representações, estamos tornando mais fraca, ou melhor, dividindo a força da marca rotária e, quase sempre, introduzindo ou conduzindo ou cerceando a visão do leitor com outros conceitos que podem até fazer parte do universo do Rotary mas que não é a única visão que devemos passar para o leitor.

 


 

Para evidenciar, valorizar e destacar a nova Identidade Visual foram criadas regras rígidas que devemos sempre seguir e que procuro apresentar isoladamente uma a uma:

1a REGRA: Tamanho Mínimo.

Até onde podemos diminuir o tamanho da logomarca?

Acompanhando a evolução da tecnologia com tablets e smartphones, o tamanho mínimo depende da mídia onde a logomarca será vista, isto é, se ela será impressa em papel, se no monitor de um computador ou no visor de um telefone celular:

NOTA: Os desenhos acima estão em escala deformada para efeito pedagógico. A Marca Mãe, nesta página que, provavelmente, estará sendo vista num browser e num computador de mesa ou num laptop, teria o seguinte tamanho mínimo oficial (Emblema Rotário com 60 px de diâmetro):

 

 

2a REGRA: Amplitude da Logomarca.

A inserção e a apresentação da Logomarca deve ser feita sempre em destaque evitando que ela fique "perdida" no meio da arte como no trecho seguinte de um cartaz:

 

 

Para evitar esta situação, a regra determina que a Logomarca seja contornada com uma espécie de margem onde nada pode ser colocado. O tamanho da margem vai depender da mídia onde o cartaz será apresentado:

EM MÍDIA IMPRESSAS:  EM MÍDIA DIGITAIS: 
   

No desenho acima, apresentamos a "margem" na cor amarela para efeito pedagógico. A largura da "margem" é a altura da letra "R" para as mídia impressas e a altura da letra "O" para as mídia digitais.

O anúncio no trecho do cartaz acima passa a apresentar a logomarca em destaque, ajudada até pela diferenciação da cor das letras:

3a REGRA: Proporção entre o logotipo e o emblema.

O logotipo e o emblema devem manter sempre a proporção apresentada no exemplo da Marca Mãe:

 

Para os clubes, distritos e zonas vale a proporção:

 

 

4a REGRA: LOGOTIPO - O tipo das letras escolhida pelo board do RI é o tipo conhecido por FRUTIGER LT STD, desenvolvido pelo tipógrafo suiço Adrian Frutiger (1928-2015).

Existem muitas fontes "parecidas" com a Frutiger LT STD, mas SER PARECIDA NÃO SIGNIFICA IGUAL. Veja uma comparação entre a Frutiger LT STD e as fontes mais comuns como a Arial e a Times New Roman.

 

Duas características chamam a atenção na fonte Frutiger LT STD: a letra "O" e a letera "Y":

 
  1 - A letra "O" é meio quadradinha;
2 - A letra ¨Y¨ tem a perna "bem" dobrada para a esquerda. 

Alguém poderia alegar que a logomarca desenhada com a letra ARIAL "é bem parecida" com a Marca Mãe oficial. Veja como seria a logomarca feita com a letra Arial:

 

Observe as pequenas diferenças na letra "O", na letra "A", na letra "R" e, mais visível, na letra "Y".

A fonte é protegida pela Lei do Direito Autoral e seu uso deve ser precedido de pagamento de royalties, de cerca de 400 dólares o conjunto das LT STD. Entretanto, você só precisaria licenciar esta fonte no caso de desejar escrever textos completos com ela o que não acontece na prática, pois somente a palavra "Rotary" e o "Nome do Distrito ou Clube" devem ser apresentadas nesse formato.

Para livrar os rotarianos deste conflito de autoria, o RI disponibiliza no site My Rotary um BOX onde você pode digitar o Distrito, a Zona ou o nome do teu clube que o site apresenta a Logomarca no formato oficial. Veja um exemplo de como isso é feito no site do RI.

Entrando no site do RI com www.rotary.org.br e selecione My Rotary:

 

 

Fazendo o Login, você deve escolher BAIXAR LOGOTIPOS:

 

 

Em seguida você poderá escolher um dos 4 tipos de Logomarca. Escolha, por exemplo,  MODELO:

 

 

Digite as informações do teu clube ou distrito ou zona:

s

Você poderá salvar, no seu computador, em diversos formatos como PDF, JPG ou PNG:

a

Será apresentada a Logomarca e ainda poderá optar por 2 lay-outs:

 

Para Distritos, proceda da mesma maneira:

 

 

5a REGRA: Cores Oficiais. São QUATRO as cores oficiais (19/#547), e a Logomarca (Marca Mãe) deve ser sempre apresentada em Azul Real e Amarelo Ouro. Para evitar interpretações subjetivas, o board do RI teve o cuidado de definir as cores seguindo padrões internacionais.

 

 

PMS é um sistema de padrão universal de cores da Pantone que tira o subjetivismo e define as cores pela combinação das cores básicas e a cor pode ser definida por um código (no caso 286C). No site da Pantone, digitando-se o código 286C podemos visualizar a "verdadeira" cor azul real. Para conhecer mais sobre o Pantone Matching System,entre no site da Pantone:

 

  

 

O sistema HEX é a abreviatura de Hexadecimal e define, na informática, a cor por intermédio de uma sequencia de códigos, como por exemplo, Hex #00246c.

Para nós, que não somos grandes "designs gráficos" o que interessa é o sistema de cores RGB que opera com as cores básicas Red, Green, Blue.

Para o Azul Real (Royal Blue) observe o Código RGB que é R0, G36 e B108. Esses números você deve digitar na configuração da cor ao aplicativo que você usa para desenhar o cartaz.

No caso do Word:

 

Para o PAINT:

 

 

6a REGRA: CUIDADO COM O FUNDO. O RI recomenda que o fundo da Logomarca seja, preferencialmente em branco para não diminuir a visualização e o destaque que a logomarca deve receber. Veja alguns exemplos apresentados no Guia:

 

Para estas situações, o RI oferece alternativas com o logotipo em branco, emblema em amarelo ouro e o fundo em duas opções, uma em azul real e a outra em azul ciano:

 

O Guia de Identidade Visual #547 oferece, ainda, outras opções. Não deixe de ver.

 

7a REGRA: Não existem mais, logomarca independente para os parceiros de Rotary.

 

 

8a REGRA: Até a logomarda da Fundação Rotária segue a nova diretriz:

 

 

 

de modo que devemos aposentar aquela logomarca antiga: 

 

9a REGRA: Marca Registrada ou Copyright.

Nunca esquecer de colocar o símbolo da Marca Registrada ou Copyright. Para garantir a exclusividade, as logomarcas podem ser registradas em entidades de registro de marcas e patentes. No caso do Brasil, os registros são depositados no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrital.

Nos exemplos apresentados, algumas logomarcas estão sem o símbolo da Marca Registrada, mas peço a compreensão dos companheiros por esta minha falha.

 


 

FAQ OFICIAL:

Para maior clareza, reproduzimos, na íntegra, publicação do RI # 547CFAC.pdf:

A MARCA DO ROTARY
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


 

 

Por que o Rotary está trabalhando para melhorar sua imagem pública?

No mundo inteiro, mais de dois milhões de organizações sem fins lucrativos competem por voluntários, doações e outros recursos. O Rotary tem uma ótima história para contar, mas precisa transmiti-la de forma mais simples e uniforme. Nossas pesquisas mostram que há melhores maneiras de estruturar nossos pontos fortes e dar vida aos nossos Valores. Ao passar uma imagem clara e consistente do Rotary — o que representamos e como nos diferenciamos de outras instituições beneficentes — oferecemos a possíveis associados, doadores e voluntários uma visão melhor do que significa se envolver conosco.

O que está mudando?

Você verá versões novas e atualizadas de muitos materiais do Rotary, como a nova paleta de cores para o logo e anúncios. A mudança mais importante, no entanto, é o modo como falamos sobre nós mesmos.  O objetivo é fazer com que todos falem sobre o Rotary da mesma maneira.

Qual o meu papel?

Rotarianos como você fazem do Rotary uma organização maravilhosa. Seu trabalho causa impacto positivo em comunidades do mundo inteiro. Queremos inspirar os associados em potencial a se envolverem nesse trabalho. A divulgação da nossa história só depende de nós.

Como o Rotary comunicará tais mudanças?

Já começamos a informar os rotarianos sobre as mudanças através de treinamentos, webinars e comunicados sobre o assunto. Também usaremos eventos, como a Convenção Internacional, para explicar melhor os benefícios de divulgarmos o Rotary usando uma mensagem revitalizada.

O Rotary fornecerá materiais que refletem o novo visual e a nova voz?

Sim. Materiais e ferramentas como logos, modelos para anúncios, folhetos e apresentações já estão disponíveis no nosso Brand Center. Além disso, continuaremos desenvolvendo outros recursos para ajudá-lo a fortalecer a nossa organização.

Qual o cronograma para a implementação integral?

Nós implementaremos a Iniciativa para Fortalecer o Rotary em fases. Imaginamos que os clubes vão querer usar de imediato a nova identidade visual e mensagem em seus comunicados, treinamentos e publicações. A longo prazo, esperamos que todos os associados adotem a voz e as mensagens revitalizadas ao descreverem o Rotary e sua experiência com a nossa organização.

 

LOGOS

O logotipo do Rotary vai mudar?

O nosso logo oficial é uma combinação da tradicional roda rotária junto com a palavra “Rotary.” As diretrizes mostram como usar o logo com as informações do clube ou distrito.

O distintivo de lapela do Rotary será modificado?

Não, os distintivos de lapela continuarão iguais.

Qual a diferença entre a Marca de Excelência e a assinatura da Marca Mãe?

A Marca de Excelência é a roda rotária. A assinatura da Marca Mãe é a combinação da Marca de Excelência com a palavra “Rotary.” Os termos “assinatura da Marca Mãe” e “logo do Rotary” significam a mesma coisa.

Posso aplicar a Marca de Excelência em tom transparente?

A roda rotária (nossa Marca de Excelência) nunca deve aparecer em tom transparente se estiver sobre fundo de cor única. Se colocada sobre uma fotografia, a roda em amarelo ouro pode ser ligeiramente transparente. No entanto, a roda em branco, azul ou preto devem sempre aparecer em sua cor integral. Certifique-se de que a Marca de Excelência tenha o contraste adequado para não comprometer a legibilidade, e que as suas cores não sejam alteradas por causa do fundo.

Posso mudar as cores da Marca de Excelência ou da assinatura da Marca Mãe?

A Marca de Excelência deve sempre aparecer em amarelo Rotary Gold. Para impressão em apenas uma cor,    use as  versões reversas, disponíveis em preto, azure e branco.

Nossa assinatura colorida (a palavra “Rotary” em azul seguida da roda em amarelo ouro) é a versão oficial e preferida. Use-a em ambientes digitais e sempre que imprimir em pelo menos duas cores. Versões em

preto, azure ou branco (para a versão reversa) devem ser usadas quando a impressão em duas cores não for possível.

Por que a palavra “International’’ não foi incluída na assinatura da Marca Mãe?

A palavra “International” continua fazendo parte do nome oficial/jurídico da organização e do emblema do Rotary. A assinatura da Marca Mãe dá ênfase ao nome Rotary, pois este é o termo mais usado globalmente para descrever nossa organização. Como a maioria das organizações de hoje são globais, não é necessário enfatizar a palavra “International”.

Vocês têm um logotipo transparente?

Nós podemos fornecer um logotipo que pode ser ajustado para a versão transparente. Se o seu software for compatível com arquivos EPS, use os arquivos EPS oficiais do Rotary que são vetoriais e permitem a alteração do tamanho e grau de transparência do logotipo sem degradação da imagem. Se estiver usando aplicativos do MS Office, use arquivos PNG, que são baseados em pixels e podem ser usados para fundos transparentes, porém perdem a qualidade quando são ampliados.

Onde posso encontrar os logotipos de programas rotários, como Rotaract ou RYLA?

Baixe os arquivos com os logotipos de programas do Rotary em: www.rotary.org/brandcenter

Que formato de logo devo usar para as diferentes aplicações?

 

Materiais  impressos

.eps

spot ou cmyk

Materiais  bordados

.eps

spot ou cmyk

Silkscreen

.eps

spot ou cmyk

Documento  em Word (impresso)

.png

rgb

PowerPoint

.png

rgb

Digital: Web/E-mail

Tablet/Celular

 

.png

 

rgb

Para uso em relevo, a versão reversa do logotipo é a mais recomendada.

 

Posso usar a assinatura da Marca Mãe junto com o logotipo de outros grupos em meu projeto?

Sim. Os Rotary Clubs podem criar artes gráficas com seus logotipos e os de outras organizações, desde que o  clube seja um dos participantes ou parceiros do projeto. Consulte o nosso Guia de Identidade Visual para se informar sobre o sistema de assinaturas para parcerias.

Encontrei a roda rotária em 3-D, mas preciso dela em alta resolução para impressão.

Como não se trata de um logotipo oficial, pedimos que não o use em materiais impressos.

O Rotary vai modificar o design de outros logotipos rotários?

Sim. O Rotary vai atualizar os logotipos dos seus programas nos próximos meses e a maioria deles deverá estar pronta até julho de 2014.

O Rotary vai continuar oferecendo os logos do lema anual e da Convenção Internacional?

Sim. Os logos dos lemas e das Convenções Internacionais não representam necessariamente a identidade visual revitalizada por limitação de tempo. Os materiais de marketing refletirão a nova identidade aos poucos.

O logo da Fundação Rotária mudou?

Sim. Como parte da revitalização da identidade visual do Rotary, os curadores aprovaram um novo logotipo para a Fundação, com várias opções de cores. Esta mudança será refletida em todos os novos materiais desenvolvidos daqui para frente; no entanto, os fornecedores licenciados podem continuar vendendo produtos com o logotipo antigo durante o período de transição, que se completará em agosto de 2015.

 

PALETA  DE CORES

Onde posso encontrar as cores usadas na nova identidade visual do Rotary?

A paleta das cores oficial do Rotary pode ser encontrada na publicação Conte a História do Rotary:

Guia de Identidade Visual. O guia inclui as cores Pantone e as fórmulas para RGB, CMYK e Hexadecimal. No caso de aplicativos Adobe, peça os arquivos em ASE com a paleta de cores do Rotary enviando e-mail para graphics@rotary.org. Consulte os documentos do Adobe para informações sobre como baixar tais arquivos.

 

FONTES

Quais as fontes oficiais do Rotary?

Veja as novas fontes oficiais do Rotary no Guia de Identidade Visual. Além das fontes licenciadas que usamos em peças de comunicação do RI e da Fundação Rotária, fornecemos algumas opções gratuitas.

Opções licenciadas (disponíveis para compra):

Frutiger é a fonte primária. Use o estilo Condensed e TODAS MAIÚSCULAS para títulos e navegações principais. Use o estilo regular para subtítulos, navegação secundária, infográficos, identificadores ou materiais com muito texto.

Você pode comprar a fonte Frutiger diretamente da Adobe: http://store1.adobe.com/cfusion/store/html/index.cfm?store=OLS-US&event=displayFontPackage&code=1762

 

Sentinel é a fonte secundária. Use Sentinel para o corpo do texto, subtítulos, legendas, chamadas ou identificadores. Você pode comprar a fonte Sentinel diretamente de: www.typography.com/fonts/sentinel/ styles

Opções gratuitas (a ser usadas quando as fontes Frutiger e Sentinel não estiverem disponíveis):

Open Sans é a fonte primária para aplicativos digitais (web) ou quando Frutiger não estiver disponível. www.google.com/fonts/specimen/Open+Sans

Arial Narrow é a fonte para aplicativos da Microsoft Office ou quando Open Sans Condensed não estiver disponível. A fonte deve ser usada de forma similar à Frutiger para títulos, navegação secundária, etc.

Georgia é a fonte secundária para aplicativos digitais (web) e da Microsoft Office ou quando Sentinel não estiver disponível. A fonte deve ser usada de forma similar à Sentinel para o corpo do texto, subtítulos, etc.

Que fonte devo usar para a palavra “Rotary” na assinatura da Marca Mãe?

A palavra “Rotary” na assinatura da Marca Mãe é uma arte customizada, não uma fonte. Em vez de tentar reproduzi-la, faça o download aqui: www.rotary.org/brandcenter

 

IMAGENS

Onde encontro fotografias do trabalho do Rotary?  

Nosso website e Brand Center oferecem uma variedade de fotos que mostram rotarianos, projetos rotários e seus beneficiários.

 

MERCADORIAS

Os fornecedores licenciados podem usar a assinatura simplificada nos produtos que vendem?

Sim. Os fornecedores licenciados têm autorização para usar a assinatura simplificada em mercadorias com espaços muito pequenos ou certos artigos bordados. Apesar de a assinatura simplificada ser para uso digital em escala pequena e espaços delimitados, o Rotary está permitindo que fornecedores licenciados a usem em produtos cujo emblema do Rotary tenha que ser reproduzido em espaços menores de 1,27 cm ou pequenos bordados. O Rotary incentiva o uso da assinatura da Marca Mãe sempre que possível.

 

Vocês têm modelos para artigos bordados?  

Consulte fornecedores licenciados do RI: www.rotary.org/myrotary/en/licensed-vendors

 

Queremos criar e vender um distintivo de lapela. O que precisamos fazer?

Consulte fornecedores licenciados do RI: www.rotary.org/myrotary/en/licensed-vendors

Como o Rotary comunicará futuras mudanças na identidade visual aos fornecedores licenciados?

Nossos funcionários informarão  com  antecedência  os  fornecedores  licenciados  sobre  qualquer  alteração  no Guia de Identidade Visual e em logos rotários.

 

PERGUNTAS GERAIS

Para onde devo enviar meus comentários/perguntas sobre o Brand Center?

Use o formulário disponível em rotary.org para enviar seu comentário ou pergunta, e em “Assunto”, selecione Brand Center.

 

 

RMW\GEROI\IdentidadeVisual.htm em 12/10/2015, atualizado em 13/11/2017.